A sigla ESG se refere ao termo Environmental, Social and Governance, que em português significa ambiental, social e governança.
A ESG são práticas adotadas por organizações com o intuito de ser mais sustentável, ter uma gestão transparente e com compromissos sociais. Esse conceito vem se popularizando cada vez mais e ganhando mais força, isso porque as novas gerações têm uma maior preocupação com as questões socioambientais.
O que é ESG?
A ESG visa integrar boas ações ambientais, sociais e de governança dentro de uma instituição. O termo surgiu em 2004 em uma provocação feita por Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas, durante uma iniciativa conjunta com cerca de 50 CEOs de grandes organizações.
Muitas pessoas acreditam que esse termo está somente ligado à sustentabilidade, no entanto, especialistas da área afirmam que essa é uma resposta necessária em relação aos atuais desafios da sociedade, visto que as empresas precisam adotar medidas que busquem o desenvolvimento sustentável, social e as boas relações com os colaboradores.
Importância da ESG
Esses tipos de práticas podem ser aplicadas em empresas de todas as áreas, inclusive, ela ajuda a diminuir possíveis riscos, como os problemas ambientais, trabalhistas e jurídicos. A ESG ajuda na relação com os colaboradores, na preservação dos recursos naturais, e na transparência de informações.
Atualmente as empresas que estão preocupadas com a sustentabilidade atrai investidores, isso se deve a preocupação das pessoas em relação ao meio ambiente. Esse fator também é primordial na decisão de compra do cliente, instituições preocupadas com as questões ambientais tendem a se destacar no mercado.
De acordo com o Bloomberg, o mercado de ESG está estimado, globalmente, em cerca de US$ 30 trilhões. Até 2025, é possível que o setor movimente US$ 53 trilhões, o que indica que é uma esfera promissora.
Aplicação da ESG na construção civil
O setor da construção civil é um dos que precisam diminuir os impactos ambientais, devido aos resíduos, desperdício de água e energia elétrica. As construções verdes, conhecida também como green building, já são um exemplo de que é possível construir edifícios funcionais com sustentabilidade. Se aliando ao ESG, além desse fator, outras práticas que ajudam a empresa e a sociedade também são efetivas.
A vantagem econômica é outro aspecto importante, por ser um tipo de construção sustentável, normalmente, a construção é feita com consciência, evitando o desperdício e uso desnecessário de materiais. Além de atrair investidores, para eles, essa é uma opção mais segura em comparação às construções convencionais.
A redução de custo também pode acontecer por uma boa governança, as empresas que seguem esse conceito são transparentes, o que tende de melhorar ainda mais a administração. E ajuda a valorizar a empresa, o que ainda impacta diretamente na fidelização de clientes, e como as pessoas vão ver o seu negócio.
Alugar equipamentos e máquinas para a construção civil é sustentável?
Essa talvez seja uma grande dúvida para alguns, mas sim, alugar máquinas pesadas é melhor para o meio ambiente, devido estar sempre com a manutenção em dia, economiza energia, água, e tem um melhor desempenho.
As locadoras também adotam o conceito ESG, por isso sempre atualizam suas máquinas para não precisarem comprar outras a curto prazo. É realizado manutenções preventivas periodicamente que ajudam a manter a qualidade e o bom funcionamento, evitando possíveis falhas e problemas futuros.
A construtora quando opta por comprar uma máquina, gasta muito da sua receita, e não consegue inovar para melhores opções, o que pode ser ruim. No aluguel, já é possível alugar as melhores máquinas, que geram menos impactos ambientais, e as mais tecnológicas. Isso porque as locadoras sempre buscam as melhores opções para proporcionar para os seus clientes.
O aluguel de máquinas economiza tempo, aumentando a produtividade, isso porque qualquer problema técnico é responsabilidade da empresa locadora, a manutenção ou substituição é feita rapidamente. Assim a obra é executada no prazo correto, de modo ágil e eficiente.
Aluguel de máquinas pesadas é na ALL
A América Latina Locações, conhecida também como ALL, conta uma gama de maquinários de alta tecnologia e qualidade. Oferecemos os melhores equipamentos da linha branca e da linha amarela, sempre atualizados, proporcionando mais comodidade, economia e qualidade para o seu negócio.
Temos experiência no ramo construtivo e soluções de excelência, contamos com suporte adequado em todo o processo de locação. Fornecemos equipamentos com agilidade e eficiência. Confira nosso portfólio e faça seu orçamento agora clicando aqui.